sábado, 21 de março de 2009

Sinais - Milagre No Havdalá


No dia 20 de Setembro de 2008, durante o "Ritual da Separação", um "Sinal (Ót)" foi manifestado no momento em que a brachá (benção) sobre o fogo da vela trançada era realizado. As "Qolót Mistorei (As Vozes dos Mistérios)" ascenderam em meu interior, gravando em minha neshamá o comando para que eu tirasse uma foto enquanto a vela estava acesa. Como tenho sempre comigo no bolso do meu yankele (colete) o meu celular, tomei-o e bati a foto enquanto segurava a vela acesa. Isto ocorreu em questão de segundos. Depois de encerrar o "Ritual", tomei o celular, e descarrei a foto em meu laptop, e foi então que vi o que havia sido capturado, o que me encheu de temor pelo Sagrado, bendito seja Ele.

"As chamas da vela trançada haviam tomado a forma da letra hebraica Zayin no exato momento em que a foto foi tirada".

Naquele momento, lembrei-me do passuk 4º do Tehilim 104: "Ossê malachaiv ruchót, meshartaiv êsh lohét (Torna os ventos Teus mensageiros, e o chamejante fogo Teu atendente - Tehilim 104 passuk 4)".

A "chaiót zayin (criatura viva zayin)" havia se manifestado pelo comando do Sagrado, bendito seja Ele, como uma mensageira.

O Maggid de Mezeritch, o sucessor do Ba'al Shem Tov, ensina que o versículo "Uma mulher de valor é a coroa do seu marido" faz alusão à forma da letra zayin. A letra anterior, o vav, retrata a Ór yashar ("Luz direta") que desce de D´us para a humanidade. O zayin, cuja forma é semelhante a um vav, embora com uma coroa em cima, reflete a Ór yashar ou do vav como Ór chozer ("regresso à luz"). Ór chozer sobe com tanta força que ele atinge um estado de consciência mais elevado do que o do ponto de origem revelada no Ór yashar. Ao chegar ao reino de Keter (a "coroa"), amplia sua consciência tanto à direita e à esquerda. Na verdade "não existe uma esquerda no Ancião (o nível de Keter), é justo para todos”. Isto significa que o temor de Deus (à esquerda), neste nível é indistinguível, na sua natureza para agarrar diretamente a D´us, desde a mais alta manifestação do amor de D´us (à direita).


A experiência de Ór chozer, após a consumação do processo criativo inerente do Ór yashar, a criação do homem no sexto dia, é o segredo do sétimo dia da Criação – A Rainha Shabat. A Shabat, que, em geral, significa a mulher em relação ao homem -"a mulher de valor é a coroa do seu marido"- tem o poder de revelar a seu marido em sua própria consciência ampliada, a experiência do prazer e sereno sublime vontade inata no dia do Shabat. A mulher é a Shechiná (A Presença Divina) a esposa do Messias.


"Quem é uma boa (literalmente “kosher”) mulher? Ela a que faz a vontade de seu marido (O messias)”.


A manifestação de zayin durante o ritual, foi um recado, uma mensagem do Sagrado, bendito seja Ele, dizendo "Olhe, veja, o nivel de consciência que você atingiu". Pensar nesta experiência a cada dia, me faz ter mais desejo de subir mais alto na minha busca pelo divino.


Entre esta sublime experiência e o amor pela guarda do shabat, eu digo que, vale a pena, mesmo em momentos em que estamos sós, manter a aliança do shabath santificado do Eterno.






Nenhum comentário: